| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Columbiformes |
| Família: | Columbidae |
| Leach, 1820 | |
| Subfamília: | Claravinae |
| Richmond, 1917 | |
| Espécie: | C. pretiosa |
A pararu-azul é uma ave columbiforme da família Columbidae. Também é conhecida por juriti-azul, pomba-de-espelho (não confundir com a pararu-espelho (Claravis godefrida). E ainda, o macho é conhecido por “rola-azul” e a fêmea por “rola-vermelha”.
Tem 18 centímetros. O macho é cinza-azulado, com nódoas na asa e lados da cauda. A fêmea é parda com as manchas alares castanhas e bico amarelado. Tem um canto cheio: “u-út”.
É granívora e frugívora. Com um rápido movimento do bico vira as folhas mortas para descobrir sementes e frutos caídos, esse movimento também é utilizado para extração de sementes caídas em uma fenda, joga os grãos no chão para pegá-los em seguida.
Durante o cortejo o macho costuma fazer reverências para a fêmea. Os casais são inseparáveis e fazem ninhos tão ralos, olhando-os por debaixo, consegue-se ver os ovos. Normalmente são postos 2 ovos de cor branca.
Pode ser encontrada à beira da mata, em restingas e perto de habitações. Voa bem. Produz um ruído sibilante. Move-se no solo andando com passinhos miúdos e rápidos; param a cabeça a cada passo dado, durante um instante, a fim de observar melhor as cercanias. Não saltita nunca. Bocejam. Não escondem a cabeça entre as penas do dorso para dormir. Gosta de tomar banho. Após o macho ter galado a fêmea, ela “gala” o macho.